domingo, 6 de fevereiro de 2011

Padre Pato... Podemos imaginar o porquê

É certo que a Igreja é uma instituição humana e muito mais do que representar a vontade de Deus, acredito que ela é um reflexo de quem a compõe, principalmente de seus religiosos. Vejam esta notícia: Padre diz que violar a fé é 10.000 vezes pior que violar uma filha.

Se lermos com cuidado é óbvio perceber que o padre que afirmou essa besteira é criticado por outro membro da igreja, outro padre. Claro que não podemos generalizar a todos os eclesiásticos, pois como diria Nelson Rodrigues, generalizações são burras, mas não podemos ignorar que uma declaração do nível desta, feita pelo tal Padre Pato, só vem por mais lenha da fogueira inquisitorial em que a Igreja contemporânea vem queimando, com diversas acusações de envolvimento com escândalos sexuais.

Sem dúvida, o conservadorismo institucional católico, que condena o aborto, mesmo em mulheres estupradas, ou que condena o uso de camisinha, é o mesmo que faz o papel de cortina para encobrir os desejos e pulsões de muitos de seus membros, que tomam ares de perversões. É um conservadorismo que precisa ser repensado, refletido. A Igreja Católica é uma instituição milenar mais por suas flexibilizações junto ao dinamismo do processo histórico humano do que por conseguir manter tradições intocáveis.

Essa é a hora de mostrar novamente essa flexibilidade, para não mostrar sinais de senilidade. A opção é queimar na fogueira das condenações e do descrédito, o que sinceramente pouco faz diferença.

O que vale é ser cristão, as instituições morrem, não importa quando tempo durem...

Um comentário: